May 20, 2025

O Sun Ray Fine Client torna-se Raspberry Pi Workstation

Uma das fantásticas previsões de computação de desktop a partir de meados da década de 1990 foi que todos poderíamos passar para os chamados clientes finos, computadores desktop desktop contendo apenas processador, exibir o driver. e interfaces periféricas, que chamariam seus aplicativos não de um disco rígido local, mas de um servidor remoto. Foi aquele que nunca foi cumprido da maneira como seus proponentes previstos, mas um mercado de hardware do cliente de negócios emergência surgiu para os gostos do compartilhamento Citrix de aplicativos do Windows. Dentro de certo ponto, chegamos ao mesmo ponto através de aplicativos de navegador baseados em nuvem, como o Google Apps ou o Office 365, embora mesmo com o hardware mais novo do cliente, como o ChromeBook, eles ainda são amplamente usados ​​em máquinas mais tradicionais.

Mesmo que os clientes finos nunca fizessem o mundo pela tempestade, ainda não é incomum encontrar o hardware uma vez que tenha sobrevivido sua utilidade. Um superájice Sun Ray 270 All-in-one Thin Client veio [Evan Allen], e fazer algo útil dele, ele o converteu em uma estação de trabalho de framboesa Pi.

O Sun Ray 270 possui uma placa de processador MIPS integrada em um monitor de 17 polegadas. [Evan] foi afortunado o suficiente para encontrar uma placa genérica do controlador HDMI para o seu painel LCD, por isso, foi capaz de dispensar a placa MIPS inteiramente e par o controlador com um interruptor HDMI automático. Isso permite que ele use o dispositivo como um PI de framboesa e como um monitor.

Isso pode não classificar entre os hacks mais épicos de todos os tempos, mas entregou [Evan] um computador útil e está lembrando o resto de nós que esses clientes finos podem ser reaproveitados. Então, se alguém pousar no seu banco, olhe para ele com olhos frescos.

Claro, se você tiver um PI em um cliente fino, você pode sempre aceitá-lo e usá-lo para executar um cliente fino.