May 21, 2025

O Centrifuge HDD coloca laboratório de testes Covid-19 em uma mochila

ao longo deste pesadelo Global Global de dois anos, uma coisa que tem sido extremamente falta é o acesso a testes. “Sintomas semelhantes à gripe” cobrem muito terreno, e sabendo se uma dor de garganta é apenas uma dor de garganta ou algo mais é importante o suficiente que tenhamos coletivamente arado bilhões em testes. Infelizmente, a infraestrutura de teste permanece desigualmente distribuída, o que é um problema que esta mochila Sars-Cov-2 testing lab tem como objetivo abordar.

O laboratório portátil, desenvolvido por [E. Emily Lin] e colegas na Rainha Maria University of Londres, usa uma técnica chamada Lamp, para amplificação isotérmica mediada por loop. A lâmpada provavelmente deve ter um artigo próprio para explicar o processo, mas basta dizer que, como PCR, a lâmpada amplifica sequências de ácido nucleico, mas faz isso sem a necessidade de equipamentos de ciclismo térmicos caros. O kit consiste em uma microcentrífuga que é formada de um disco rígido de resíduos eletrônicos, um rotor impresso 3D e um arduino para conduzir o motor e controlar a velocidade. A centrífuga é criada para executar qualquer fonte de 12 VDC, o que significa que o laboratório pode ser alimentado por uma bateria de automóveis ou painel solar, se necessário. A leitura contou com a marca confiável que o globo ocular e um buffer indicador de pH que muda de cor, dependendo de quanto vírus Sars-Cov-2 estava na amostra.

Concedido, o método usado aqui ainda requer mais habilidade para executar do que um teste de antígeno rápido “cuspe” simples, e é um pouco mais subjetivo do que o ensaio de reação de cadeia de polimerase quantitativa “padrão ouro” (QPCR). Mas o método é facilmente aprendido, e a portabilidade do kit, design simples e construção de baixo custo pode torná-lo uma ferramenta importante para atacar essa pandemia, ou a próxima.

Graças a [Christian Himmler] para a dica.