May 21, 2025

Os códigos impressos 3D invisíveis tornam objetos interativos

Um trabalho fascinante de pesquisa fora do MIT mostra que é possível incorporar os rótulos legíveis por máquina em objetos impressos 3D utilizando nada mais do que uma impressora FDM, bem como o filamento que é transparente para ir. A técnica está sendo chamada de infraredtags; Ao incorporar algo como um código QR ou marcadores da Aruco na estrutura de um objeto, esse rótulo pode ser detectado por uma câmera, bem como possibilidades interativas abertas.

Uma prova básica de ideia é um roteador sem fio com seu SSID embebido na lateral do dispositivo, bem como a senha incorporada em um código diferente na parte inferior para garantir que o acesso físico seja necessário para adquirir a senha. Objetos mundanos podem ter metadados incorporados neles ou fornecer marcadores para funcionalidade de verdade aumentada, como rastrear o item em 3D.

Como os códigos são realmente incorporados? O processo é simples com as ferramentas ideais. A equipe utilizou um filamento especial do fornecedor 3dk.berlin que parece quase opaco no espectro visível, no entanto transmite aproximadamente 45% em IR. O rótulo legível por máquina é incorporado dentro das paredes de um item impresso, utilizando uma combinação de IR PLA, bem como espaços aéreos para representar a geometria do código, ou fazendo uma impressão multi-material utilizando IR PLA, bem como rotina (não-ir transmitindo) PLA. Ambos fornecem contraste suficiente para uma câmera sensível ao ir para encontrar o rótulo, embora a versão multi-material funcione um pouco melhor em geral. Infelizmente, a típica câmera de telefone inteligente por si só não é suficientemente sensível ao descanso passivamente dessas tags incorporadas, portanto, o estudo de pesquisa utilizado rapidamente ofereceu câmeras sem quaisquer filtros de bloqueio de infravermelho, como o framboesa pi noir.

O PDF tem detalhes mais profundos do aplicativo para aqueles de vocês que querem entender mais, bem como você pode ver uma apresentação de alguns aplicativos diferentes no vídeo, embutido abaixo. Descobrir a proveniência de objetos impressos em 3D é um tópico de alguma disputa na indústria, bem como não é difícil ver exatamente como a inovação, como essa, pode ser utilizada para determinar os objetos sem comprometer sua aparência.