May 20, 2025

Mantendo a fumaça do Lipo onde pertence

Nada traz felicidade ao coração de um hacker como fazer um gizmo barato e torná-lo útil. Em HackAday.Io [Andyhull] apareceu abrir alguns pacotes de bateria lipo barato para ver se ele poderia poder poder uma câmera Powershot Canon. Todo o shebang seria deixado no deserto para a fotografia, portanto, mantê-lo barato foi um grande objetivo, pois poderia ser destruído ou perdido.

O Power Packs [Andy] olhou para ter um TP4221 controlando o ciclo de carga para até quatro células lipo 18650 conectadas em paralelo. O controlador também aumenta a tensão para 5 volts para uma ou duas portas USB, fornecendo desligamento automático se a tensão da célula LIPO cair abaixo de 3.2V. Abaixo dessa tensão, as células podem ser danificadas e possivelmente causar um incêndio.

Os pacotes [Andy] usados ​​também tinham uma saída de tocha para conduzir um LED quase diretamente das células. Essa saída é um nominalmente 3,8 V em 100 mA, que é exatamente o que ele precisava para alimentar o Canon PowerShot. Pode ser usado para alimentar pequenos micros ou outros dispositivos de baixa potência.

O LED foi removido e substituído por uma conexão para fora do pacote. A saída da tocha é acionada por duas prensas rápidas em um switch que também foi substituído por um conector para permitir o controle remoto.

Se você está tentando encontrar opções poderosas de bateria, toque uma olhada em problemas de segurança da bateria Lipo [Andy], também no Hackaday.Io. Para uma visão lipo mais ampla, veja este resumo obsessivo de várias baterias.