May 20, 2025

Jukebox de hackerspace!

Dependendo de quem você fala, a música pode ser uma parte integrante de fazer o trabalho. No Hackheim Hackerspace em Trondheim, Noruega, [Nikolai Ovesen] pensou que o sistema anterior de tocar música sobre Bluetooth tirou do espírito colaborativo e interativo do espaço. Solução: uma construção de fim de semana de uma jukebox de framboesa PI.

O jukebox é simplesmente cortado a laser de contraplacado e aparafusado. No interior, a tela sensível ao toque é montada usando fita dupla face, com o conversor de framboesa PI 3 e Buck montado na parte traseira com espaçadores de placa-mãe. Um cabo de alimentação do IBM ThinkPad foi reutilizado e modificado para que ele fornece o amplificador, assim como o PI e o touchscreen através do conversor de dólares.

Uma vez que tudo estava conectado, testado, e demitido, um pouco de software inteligente trabalhando por aí tinha que ser feito para conseguir que Golang trabalhasse, junto com a criação de tela sensível ao toque e amp. Os hackers interagem com o jukebox usando o MOPIDY Music Server e seu plugin Mopify (Spotify) – mas também podem solicitar músicas através de um bot no canal Hackheim Slack.

Um repositório completo do código usado é no GitHub, e os arquivos para o laser – cortando seu próprio jukebox …. caixa, estão aqui.

Enquanto estamos no assunto – O LEGO CD-CLANKER se qualifica como um jukebox?